A manifestação de JESUS e o SIM definitivo da Irmã Irene Tamele

Hoje, Epifania do Senhor, a  Congregação das Irmãs Dominicanas de  Santa Catarina de Sena acolheu, com profunda alegria e gratidão, a Profissão Perpétua da Irmã Irene Isalte Alberto Tamele, que hoje confirmou de modo definitivo a sua entrega total a Deus e à missão da Igreja.

A cerimónia decorreu na Sé Catedral de Xai-Xai, Moçambique, presidida pelo bispo local, Dom Lúcio Andrice Muandula, que, com palavras sábias e inspiradoras confirmou na fé, todos os que ouviram a sua homilia. E, nós, apesar de distantes, pudemos acompanhar tudo através das redes sociais.

Ao pronunciar os votos até à morte, a Irmã Irene consagra toda a sua vida no seguimento de Cristo, segundo o carisma dominicano, comprometendo-se a progredir no amor a Deus e ao próximo, seguindo o propósito apostólico da Congregação e viver na busca da verdade, na comunhão fraterna e no serviço generoso ao povo de Deus, Fazendo o bem sempre.

O seu SIM definitivo é expressão de maturidade vocacional, de confiança na graça divina e de disponibilidade plena para a missão, como mulher que deseja alcançar a sua salvação e a dos outros, seguindo as pegadas do Salvador (cf. Lucas 19,10).

A Irmã Irene considera que todo o processo da sua caminhada vocacional é vontade de Deus, tal como referiu nas suas palavras de agradecimento: “Em tudo dou graças… por que esta é a vontade de Deus. (1 Tes 5,18)”. Para ela as Irmãs da Congregação que a acolhe são “faróis de união e de fraternidade”.

Este momento solene recorda-nos que a vida consagrada é um dom para a Igreja e para o mundo. A fidelidade de uma Irmã que se entrega para sempre renova a esperança, fortalece a nossa identidade congregacional e inspira-nos a viver com maior autenticidade o chamado que Deus dirige a cada uma.

Como sinal do seu compromisso em guardar intacta a  sua fidelidade  a Cristo e à sua Igreja, a Irmã Irene recebeu uma aliança. Pois iniciou um processo de entrega total a Deus, numa aliança de amor, procurando viver na radicalidade a consagração batismal (cf. LG 44).

A Irmã Irene deixou um recado para as formandas da Congregação através da seguinte frase da Venerável Madre Teresa de Saldanha: “ Quando se sabe o que se deve fazer é só caminhar e com ânimo”.

Elevamos a Deus a nossa ação de graças pela história de fé que Ele teceu no coração da Irmã Irene Tamele, pela sua perseverança, pela sua disposição em servir com alegria, humildade e ardor apostólico, pelo seu desejo de fazer o bem sempre, a exemplo de Jesus Cristo que passou fazendo o bem (Atos 10,38).

Queira Deus consumar o bem que começou nela, a conduza sempre na fidelidade e na paz. Que Maria, Mãe da Igreja, e a Venerável Teresa de Saldanha, nossa Fundadora a acompanhem no seu caminho de entrega total.

Louvado seja Deus por esta consagração definitiva, sinal de esperança e de vida para toda Igreja que hoje celebra a manifestação de Deus a todos os povos da terra.

 

Lisboa, 04 de janeiro de 2026

 

Irmã Maria Justina Câmbizi, DSCS

Scroll to Top