A nossa missão
Campos de ação
Seguir Jesus exige criatividade e paixão para atender aos crucificados da história: os marginalizados, os pobres de todos os meios sociais nas variadas situações de sofrimento, de opressão nas instituições de educação e assistência, da saúde e no campo aberto das missões.
Nos bairros pobres e populosos, as Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, cuidam dos doentes, dos diminuídos, dos marginalizados e oferecem educação e instrução a numerosas gerações de poucos haveres, sobretudo crianças e jovens. Ao evangelizar as crianças têm como objetivo – através destas atingir a família, a sociedade. Um projeto evangelizador eficaz, criador de “missionários da família”. Com frequência realizam ações na área da educação, saúde, promoção e evangelização.
É deste modo que a Congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, fundada por Venerável Madre Teresa de Saldanha, prossegue a sua missão evangélica, a da educação, a da promoção dos direitos humanos e a da emancipação da mulher. Irmãs, ATS (Amigos de Teresa de Saldanha) e VTS (Voluntariado Teresa de Saldanha) no mundo semeiam o seu pensamento à LUZ do seu lema programático FAZER O BEM SEMPRE, em povos como Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Albânia e Timor Leste.
Fazer o bem sempre
Somos chamadas a viver e expressar a misericórdia e a compaixão para com a humanidade em gestos de solidariedade, na saúde e na educação. Dar continuidade ao ideal de Teresa de Saldanha.
Hoje, como ontem, procuramos educar para a verdade, na liberdade, na responsabilidade, na justiça, na solidariedade e no diálogo intercultural. Como Jesus que passou a vida fazendo o bem (Act 10,38), o nosso carisma fazer o bem sempre e onde seja possível, concretiza-se em todas as obras de misericórdia.