ALBÂNIA – Homenagem das crianças pelos 110 anos da Páscoa da Venerável Madre Teresa de Saldanha

As Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, presentes na Albânia, celebraram de forma muito especial os 110 anos da Páscoa da Madre Fundadora, Teresa de Saldanha, Com criatividade, alegria e espírito de família, as crianças da Kopsht e do Centro do Dia, participaram em diversas atividades que procuraram tornar viva a memória e o testemunho desta mulher que dedicou toda a sua vida à glória de Deus e ao serviço dos mais frágeis.

As crianças envolveram-se em momentos de trabalhos manuais e gestos simbólicos que ajudaram a descobrir, de forma simples e luminosa, quem foi Teresa de Saldanha e porque continua a inspirar a missão das Irmãs hoje. Através destas atividades, as Irmãs, juntamente com as Funcionárias, procuraram transmitir valores como a partilha, a bondade, a verdade e o cuidado pelos outros — marcas profundas do carisma dominicano e do legado da Venerável Madre Teresa de Saldanha.

Eis a mensagem enviada pelas Irmãs em missão na Albânia:

Neste ano, ao celebrarmos os 110 anos da Páscoa da nossa querida Madre Teresa de Saldanha, as crianças da Kopsht e Centro do Dia, participaram com grande alegria e amor de uma homenagem especial. Com desenhos, pequenas mensagens e gestos de carinho, elas expressaram o quanto a vida e o exemplo de Madre Teresa de Saldanha continuam vivos entre nós, inspirando-nos a servir, amar e cuidar uns dos outros.

Cada gesto das crianças reflete a missão de amor e dedicação que a Madre Teresa de Saldanha nos deixou, lembrando que mesmo os menores podem espalhar grandes sementes de bondade e fé. É com alegria e gratidão que compartilhamos essas manifestações, celebrando juntos a vida e o legado da Madre Fundadora.

Esta iniciativa revela a beleza de uma missão que se renova no quotidiano, onde até os mais pequenos são chamados a participar na construção de um mundo mais fraterno. É também um sinal de gratidão pela presença das Irmãs na Albânia e pelo caminho que continuam a fazer com as famílias e as crianças confiadas aos seus cuidados.

Lisboa, 08 de janeiro de 2026

Irmã Maria Justina Câmbizi, DSCS

 

Scroll to Top