Nosso Senhor chama-nos a fazer o bem em outras localidades, e quando há desejo de trabalhar para a glória de Deus e bem das pessoas, não faltam ocasiões de praticar a caridade. (T.S.)
A Congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena é itinerante e as Irmãs vivem a itinerância como forma de dar continuidade à missão iniciada por Teresa de Saldanha. Procuram estar disponíveis, livres para a missão, a qual podem exercer em qualquer lugar onde a Congregação se encontra.
Nessa perspetiva, as Irmãs Victória Kandjala e Feliciana de Almeida Soares, estando fascinadas pelo ideal de fazer o bem sempre, cruzaram caminhos e assumiram o SIM do seu envio missionário. No dia 7 de novembro de 2024, a Irmã Feliciana chegou de Timor Leste, seu país natal, para exercer a sua nova missão, na Casa Geral, em Lisboa. De igual modo a Irmã Victória deixou a Casa Geral no dia seguinte, 8 de novembro, e foi para a sua nova missão em Timor Leste. A Ir. Victória é angolana, mas já estava há 20 anos de presença missionária em Portugal. E a Irmã Feliciana vem para Portugal pela segunda vez. Bons filhos sempre voltam à casa. Como é bom ter o coração aberto à universalidade!
Ao assumirem o compromisso da missão itinerante, as nossas Irmãs vão progredindo na vivência das virtudes da disponibilidade, gratuidade, generosidade, abertura ao diferente, o espírito de serviço, coragem e perseverança, confiança em Deus, esperança, entre outras. E tudo isso acontece por vontade divina. É também uma forma de atrair as bênçãos de Deus e de render homenagem à nossa querida e Venerável Madre Fundadora.
A nossa Congregação percorreu e continua a percorrer longas distâncias: Portugal de norte a sul; vários países, continentes e ilhas; raças, culturas e línguas. E assim, vamos dando continuidade à história e à itinerância da Congregação. Hoje estamos a falar da Irmã Victória e da Ir. Feliciana, nos próximos tempos poderemos falar de outras.
SG