08 a 10 de novembro de 2024
Todos os dias há mais uma novidade para ocupar o espírito e trabalhar com mais alegria. (T.S.)
A XVI Jornada da Família Dominicana, ocorrida em Fátima de 08 a 10 de novembro de 2024, foi uma verdadeira experiência sinodal. Todos os Ramos que Constituiem a nossa grande FAMÍLIA DOMINICANA fizaram-se presentes. Todos os Ramós porque até as nossas Manas Monjas fizeram-se presentes pela oração. Ninguém e nada nos tira essa certeza.
Desenvolveu-se uma dinâmica que possibilitou a corresponsabilidade de todos pela realização das atividades programadas. Cada Ramo dinamizou alguma atividade de maneiras que nenhum ficou sobrecarrego. Podemos dizer que foi uma concretização das palavras que a Venerável Madre Teresa de Saldanha referia repetidas vezes: o que a todos diz respeito por tudos deve ser assumido.
Ao longo da Jornada, vivemos os pilares da Vida Vominicano:
ORAÇÃO – tivemos fortes momentos de oração, muito bem preparados.
ESTUDO – as conferências e partilhas de experiência foram verdadeiros momentos de estudo-contemplação-ensinamento-enriquecimento. Temas tratados: Vida e obra de S. Tomás de Aquino (Fr. Pedro Mangana, OP), Um Sínodo sobre a sinodalidade (Fr. José Nunes, OP), O Sentido e o Significado das Bênçãos na Visão e na Época de S. Tomás de Aquino e nos nossos dias: Declaração Fiducia Supplicans – inclusão, solidariedade e pacificação (sr. José Carlos Gomes da Costa, Leigo Dominicano).
VIDA FRATERNA – o convívio TaskDomini, tão bem dinamizado pelos jovens do Movimento Juvenil Dominicano (MJD) e outros convívios esporádicos durante os intervalos e as refeições fortaleceram os nossos laços fraternos e a nossa comunhão em família.
APOSTULADO – as partilhas no grupo e em conversas particulares, gestos de caridade e de solidariedade serviram de apostolado. E mais os momentos e atividades dinamizadas pelos diversos Ramos foram um verdadeiro apostulado – os Frades, As Irmãs (Misionárias Dominicanas do Rosário e nós Dominicanas de Santa Catarina de Sena), Os nossos VTS (Voluntariado Teresa de Saldanha), as diversas Fraternidades Leigas e o MJD já referido. Todos em espírito de sinodalidade contribuiram no enriquecimento mútuo.
Houve muitas novidades, mas a maior de todas foi o espaço concedido a uma MULHER – a Srª Cristina Busto, da Fraternidade Leiga – para proferir a Homilia da Eucaristia do dia 9, que foi muito bem proferida. Presidiu esta Eucaristia o Fr. José Nunes.
A homilia da Eucaristia do dia 10 foi proferida pelo presidente da Celebraçao, o Frei José Manuel Fernandes, OP. Também aqui houve algo muito interessane, exortou-nos a lembrar, de viva voz, os nomes dos nossos irmãos e irmãs que nos marcaram e cada participante o fez com gosto. Foram muitos os nomes citados.
No fim da XVI Jornada da Família Dominicana todos saímos mais enriquecidos e com as energias renovadas para continuarmos o nosso serviço, partilhando com os outros aquilo que se contemplou.
SG.