Albânia – 13 de novembro de 2024
Cada um deve agradecer a Deus os talentos que recebe, mas conservar-se na mesma humildade e pequenez. (T.S.)
As Irmãs Celebraram a Eucaristia com a presença das crianças da Kopshti (creche) e suas família, em ação de graças pelos 156 anos da Congregação e pela missão na Albânia. Peranta a acelebleia celebrante a Irmã Amélia Paula Zeballos Gomez renovou os seus votos por um ano.
Algumas crianças fizeram a encenação da Madre Fundadora a acolher e abençoar as duas primeiras Irmãs que se tinham formado na Irlanda. Foi admirável a capacidade da menina que representou a Madre Fundadora, com toda a responsabilidade, e a serenidade das duas meninas que representaram as duas primeiras Irmãs da Congregação – a Irmã Maria Madalena Martin e a Irmã Maria José Barros de Castro!
Essa representação revela também o excelente trabalho das Irmãs com as crianças e o empenho em dar a conhecer a Madre Fundadora. Apesar de serem crianças alguma coisa fica no seu coração, na sua mente e no seu espírito.
São apenas três Irmãs. Têm a seu cargo cerca de 80 crianças que frequentam a creche – apenas 28 crianças são católicas as outras 52 crianças são mulsulmanas. Com essas crianças e suas famílias, as Irmãs exercem a sua missão socioeducativa e evangelizadora promovendo o diálogo inter-religiosa, com respeito e colaboração perante os diferentes modos de pensar, sem perder a sua identidade religiosa da fé católica. O que importa é tratar as crianças com carinho e fazer por elas todo o bem. Era assim que a Madre Fundadora exortava as Irmãs: Exorto as Irmãs a redobrar em vigilância, zelo e paciência com as crianças, de quem Jesus era amigo.
SG