Roma – nós e os jovens – com o Papa Leão XIV

O que ficou na memória sobre o jubileu dos jovens 2025?

Um forte sentimento de Fé e Esperança

De 26 de julho a 05 de agosto de 2025, tivemos 11 dias intensos com atividades de visita a alguns espaços da cidade de Roma. O ápice da nossa peregrinação foi o encontro com o Santo Padre.  E encontramo-nos três vezes: a primeira,  no fim da Eucaristia de abertura do jubileu da juventude ocorrida na Praça de São Pedro a 29 de julho de 2025. Foi presidida pelo Arcebispo Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização. No final da Missa, D. Fisichella anunciou que o Santo Padre ía nos fazer uma surpreza. Dito e feito, o Papa Leão XIV nos surpreendeu ao sair no papamóvel para saudar todos. E depois dirigiu algumas breves palavras.

A 2ª  e 3ª vez foi nos eventros por ele presididos – a vigília de oração do dia 2 de agosto e a Eucaristia de encerramento, dia 3.

Foram encontros marcantes dos quais ficamos com um forte sentimento de Fé e de Esperança.

O Papa Leão XIV é simples, sereno e inspira confiança

Das três vezes, duas delas Santo Padre passou pertíssimo de nós. Vimo-lo muito bem. É simples, sereno e inspirou-nos muita confiança. É bom tê-lo como nosso pastor.

As Palavras do Papa Leão XIV, um grande ensinamento

As palavras do Papa Leão XIV fortaleceram em nós a consciência de que: nós somos o sal da terra […] nós somos a luz do mundo (cf. Mt 5, 13-14). Além disso, suas palavras nos inspiraram a buscar a santidade, viver a vida com alegria e perseverança na fé. A fé é um encontro e neste encontro é Cristo que toma a iniciativa e cabe a nós de corresponder com Ele para usufuirmos e sermos fecundados por Ele. É através dos vínculos que nós crescemos.  E referindo-se às redes sociais o Santo Padre realçou que quando o instrumento domina o homem o homem se converte em instrumento. Se nos deixamos dominar pelas redes sociais, as amizades passam a ser plastificadas. A amizade com Deus é a base da fé. A paciência, a coragem para crescer vem do amor de Deus. Encontramos a felicidade quando nos doamos aos outros, quando doamos a nossa vida. (…) Jesus Cristo é a vida. Devemos dizer obrigada Jesus por nos amar. Fica conosco Jesus.

O convite renovado

O Papa Leão XIV renovou o convite feito pelo Papa Francisco em Lisboa, há dois anos, a fim de preparar o caminho para a próxima Jornada Mundial da Juventude em Seul, na Coreia, de 3 a 8 de agosto de 2027. Tema: “Tende coragem: Eu venci o mundo”

Voltamos muito enriquecidos

Éramos um grupo de 47 membros dos quais alguns alunos dos nossos colégios de Restelo e Leiria, outros ligados à missão da Congregação na Guarda e na Madeira, alguns professores e seis Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena.

Partimos e voltamos cheios de emoção e entusiasmo, cheios de esperança, muito enriquecidos.

Algumas jovens falam por si

“É uma honra para todos estarmos aqui, neste momento, num sítio tão sagrado e em boa companhia. Que Deus abençoe todos os que estão aqui presentes e as suas famílias” (Victória Madureira)

“É arrepiante celebrar o amor de Deus com todas estas nações vindas dos quatro cantos do mundo. Uma experiência que será eternizada nos nossos corações para sempre!” (Madalena Ferreira)

“Como dizem, ao lado do teu amigo nenhum caminho será longo. Partimos em caminho de Lisboa rumo a Roma e não podia ser mais emocionante. Esta experiência ficará para sempre”. (Beatriz Pires)

SG

 

Scroll to Top