Teresa de Saldanha, é mesmo uma mulher admirável

Mulher com tanacidade, resiliência e confiança encantadoras.

O Externato São José, no Restelo – Lisboa, acolheu mais de 100 funcionários à volta do tema – Teresa de Saldanha, a Mulher e a Fundadora.

O Evento enquadra-se no contexto da Jornada Pedagógica que consistiu, na parte da manhã, em duas conferências proferidas por Dr. António Matos Ferreira e a Drª Helena Ribeiro de Castro; e na parte da tarde, um painel, durante o qual, os intervenientes – Drª Elisete Brás, Dr. Luís Soares e Drª Isabel Roldão responderam à pergunta – Como atualizamos hoje o projeto de Teresa de Saldanha nas nossas Obras?

A Madre Geral também esteve presente, juntamente com outras Irmãs das comunidades de Restelo, Leiria, Benfica, Parede e Aveiro.

Tudo o que foi partilhado leva a afirmar que:

  • Teresa de Saldanha soube gerir as influências que teve e apesar dos ventos contrários manteve-se firme e influenciou outras pessoas para o bem, atravez das suas duas fundações – a Associação das meninas pobres e a Congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena. As duas obras persistem até hoje.
  • Teresa de Saldanha tinha uma vida muito atarefada mas muito organizada. Sempre sensível e atenta ao que a rodeava, procurou caminhos para resolver os problemas. Enraizada em Deus com quem desevolveu profunda comunhão e confiança, procurou agir e socorreu os necessitados do seu tempo.
  • Hoje, as Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena e seus colaboradores, continuam o ideal da Teresa de Saldanha. Perante um profícuo silêncio que eleva a Deus, este Deus que inspira bons propósitos, que por sua vez, impulsionam a fazer o bem sempre, formando mentes, corações e espíritos.
  • Tal como reforçou a Madre Geral, “Entendendo que EDUCAR é uma Missão Coletiva, como Teresa de Saldanha, somos chamadas a OLHAR, fazer SILÊNCIO e AGIR”.

Tudo o que se viu, se ouviu e se contemplou durante a Jornada pedagógica sobre Teresa de Saldanha, tudo ajuda e anima a “olhar o passado com gratidão, viver o presente com paixão e abraçar o futuro com esperança”. Teresa de Saldanha, é mesmo uma mulher admirável; Mulher com tanacidade, resiliência e confiança encantadoras.

 

SG

 

Scroll to Top