A AVENTURA DA MISSÃO

Não tenha medo de aceitar o convite de Deus.

Eu sou a Irmã Santina de Jesus da Costa, timorense, hoje, 14 de dezembro de 2025, completei 25 anos de idade. É com muita alegria que partilho convosco sobre a aventura da missão a partir da minha própria experiência como religiosa dominicana de Santa Catarina de Sena.

A minha vocação é um dom de Deus, que me escolheu para uma missão. É Ele que me conduz, me sustenta quando passo por tempestades, me guia nas incertezas e me levanta nas quedas. O importante é ter a coragem de dizer SIM a este chamamento com confiança de que com Ele nada faltará. Como dizia a nossa querida Madre Fundadora, a Venerável Teresa de Saldanha, “Deus olha-me sorrindo para me dar força e eu havia de perder a coragem?”. Não há aventura sem coragem. Inclusive coragem de ir ao encontro de alguém que possa ajudar a discernir e responder ao chamamento de Deus.

No ano 2019, com a graça de Deus, ganhei a coragem de ir bater à porta das Irmãs Dominicanas Santa Catarina de Sena porque queria fazer experiência para ser religiosa. A Partir daí senti que já foi um passo dado.

No ano 2020 fui morar com as Irmãs, como Aspirante, na Comunidade Madre Teresa de Saldanha, em Holarua-Same . Em 2022 entrei no Postulantado na Comunidade São Domingos, em Remexio. Em 2023 vim para Portugal para fazer a formação do Noviciado, no Noviciado Internacional, em Aveiro. Foram momentos de grande aventura, de sair da zona de conforto, experimentar a distância da família, aprender novas línguas e novas culturas, deixar o eu e viver em nós. Mas apesar disso tudo, nada me tira a alegria de ser toda da Deus, como dizia Teresa de Saldanha.

Os dois anos do meu noviciado foram um momento privilegiado, um tempo de oração, de estudo, de autoconhecimento, de experiência Apostólica. Foi uma experiência fantástica.

No dia 15 de Agosto de 2025, com grande alegria, realizei o meu grande sonho de me entregar a Deus; fiz a minha Primeira Profissão Religiosa. Diante desse Sim estou disponível e desejo acima de tudo fazer sempre a vontade de Deus.

A convite do Senhor, através das minhas Superioras vou, hoje, viajar para uma nova missão, na Albânia. Antes de ir para esta nova missão tive a oportunidade de aprender algumas expressões em albanês, durante três meses, com a Irmã Suzana Tchilombo, na Comunidade de Paderne.

“Responder ao chamado de Deus é sempre uma aventura, mas vale a pena correr o risco” (Santa Edith Stein). Não tenha medo de aceitar o convite de Deus.

Irmã Santina de Jesus da Costa, DSCS

Scroll to Top