A voz das postulantes do Brasil

Três postulantes do Brasil (Monica Sodré, Yonária Sousa Macedo, Mayane Karem)

“Postulantado – aprofundamento e perseverança

Entreguei-me a Jesus e Ele agora faça de mim o que quiser.

(Teresa de Saldanha)

Quando se recebe a proposta para entrada no Postulantado – a segunda etapa formativa da Congregação das Dominicanas de Santa Catarina de Sena, não é estranho que se comece por pensar no que significa essa palavra. O verbo “postular” vem do latim postulo e significa “pedir com instância, suplicar, implorar”. A lógica talvez seja de que nós que adentramos nessa etapa estejamos numa atitude de quem pede com empenho, perseverança e firmeza a entrada na Congregação.

Como não poderia ser diferente, dada as distintas histórias e personalidades, o contexto no qual cada uma recebe esse convite também não é igual. E interfere diretamente em nossas expectativas.

É uma etapa mais séria, em que não mais simplesmente se “aspira” o carisma, mas, de alguma forma, já se faz parte da Congregação. Diante de tamanha responsabilidade, é natural algum temor e o questionamento: “estou preparada?”. Por outro lado, também pode ser que brote a esperança de ter renovado o caminho, dentro dessa resposta que o coração chamado por Cristo busca dar.

Para entrada, é preciso que gozemos, dentre outras coisas, de sinceridade e capacidade de vida fraterna. Cada uma de nós é a primeira responsável pelo seu processo formativo e, nesta fase, vivemos um tempo de autoconhecimento, amadurecimento humano e espiritual, aprofundamento na história e no carisma de Teresa de Saldanha, convivência com as Irmãs e muita superação.

Estamos aqui para isto: desenvolver nossa personalidade e usar os dons que recebemos no discernimento sobre nosso estado de vida e carisma. Ao fim e ao cabo, para fazer a vontade de Deus – a única que nos pode fazer real e permanentemente felizes”.

Essa realidade descrita pelas Postulantes do Brasil, sobre a etapa do Postulantado, marca, de igual modo, a vida das Postulantes de Angola, de Moçambique, de Portugal e de Timor Leste.

Aos poucos e de modo gradual, as Postulantes encorporam a vida da Congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena. Intensificam a sua formação humana, cristã e vocacional. Anseiam colocar ao serviço de Deus cada instante da sua vida.

Deus continua a chamar os que Ele quer, para estarem com Ele e os enviar a pregar (cf. Mc 3, 13-14).

SG

Scroll to Top