Mais um sacerdote da Família Dominicana

Frei César Lino de Sousa Ximenes, OP

A Igreja Católica ganha mais um sacerdote da Família Dominicana e nós – Dominicanas de Santa Catarina de Sena, tivemos a graça de testemunhar o facto. Foi às 16h00 do dia 5 de julho de 2025, na Igreja do Convento de Cristo Rei, no Porto.

Sete Irmãs partimos de Lisboa pelas 8h30. Fizemos uma pausa em Aveiro, onde visitamos as nossas amadas Irmãs séniores e as noviças. Depois do almoço, juntaram-se a nós, nesta aventura, as sete noviças do segundo ano e sua formadora, bem como a prioresa da Comunidade Santa Joana Princesa de Aveiro.

Colaboramos na animação da Eucaristia, a qual foi presidida por D. Joaquim Dionísio, bispo auxiliar da diocese do Porto.

Este Bispo ordenante, proferiu palavras que são enriquecedoras não só para o Fr. César, mas para todos nós, para todo o cristão:

Não há serviço sem AMOR.
O Serviço se cumpre em comunhão
A comunhão e a unidade são importantes na vida.
Dialogar, escutar e discernir.
Não procurar os próprios interesses mas os de CRISTO.
Ser próximo de TODOS, acolhendoos, e próximo do SENHOR.

Estas palavras se tornam ainda mais enriquecedoras porque não só as ouvimos de D. Joaquim, mas as experimentamos pela sua proximidade e simpatia por todos, durante o convívio, o que não é comum.

Estamos agradecidas:

Senhor, fonte de toda vocação; ao Fr. César que nos levou a fazer essa experiência, a D. Joaquim, pelo testemunho, e aos nossos irmãos – os frades dominicanos de Porto – pelo acolhimento e fraternidade experimentados.

[VÍDEO]

SG

 

 

Scroll to Top