Quando e como foi a abertura oficial?
Quando se sabe o que se deve fazer é só caminhar com ânimo. (V. M. Teresa de Saldanha)
Nós Irmãs – Irene Alberto Tamele (Moçambicana), Amélia Paula Zeballos Gomez (Peruana), Augusta Araújo de Andrade (Timorense) – no dia 6 de junho de 2025 saímos de Lisboa (Benfica) pelas 10 horas da manhã, acompanhadas pela Irmã Maria Justina Câmbizi, rumo a Fátima para abertura oficial da preparação intensiva para os votos perpétuos. Às 15h30 a Irmã Justina fez a apresentação do programa. A Irmã Maria da Conceição Hungulo Gonçalves, de cuja chegada esperamos ansiosamente, participou via online a partir de Angola.
No dia seguinte a Irmã Justina fez a introdução sobre a elaboração do projeto de vida, onde apelou a cada uma de nós a fazer o seu projeto de vida alusivo a este tempo de formação intensiva. Às 18 horas fomos animar a Eucaristia, a reza do terço e as vésperas na comunidade das nossas Irmãs de Fátima e às 21h30 participamos na vigília de Pentecostes, no Santuário com a reza do terço e a procissão de velas, na companhia da Imagem de Nossa Senhora de Fátima.
No domingo de Pentecostes, às 11 horas participamos na Missa no Santuário e na parte da tarde retomamos a formação onde falamos de aspetos necessários para fazer um projeto de vida. Sendo domingo de Pentecostes na hora do jantar fizemos surpresa à comunidade, juntamo-nos às nossas Irmãs, vivemos momentos muito felizes com a comunidade, terminamos o dia com a Regina Caeli e a antífona de nosso pai São Domingos.
Na segunda-feira às 11 horas fizemos uma hora de adoração ao Santíssimo Sacramento, no Mosteiro das Monjas Dominicanas e às 12 horas participamos na Missa no Convento dos Frades Dominicanos. À tarde tivemos reflexão pessoal e cada uma elaborou o seu projecto de vida. Às 21h30 participamos na vigília de oração animada pelas crianças no contexto da Peregrinação Nacional das Crianças.
Na terça-feira às 11 horas participamos na Missa do enceramento da peregrinação no recinto do Santuário. Pelas 18h30 foi a viagem de regresso para Lisboa com coração agradecido e cheio de bênçãos de Nossa Senhora de Fátima. E a vida, a formação continua.
Agradecemos à Madre Geral e seu Conselho e a todas Irmãs que nos acompanham e orientam neste momento de preparação, para o nosso SIM definitivo que cada uma de nós vai assumir livremente.
As vossas palavras, Senhor, são espírito e vida. (Salmo 18)
Pelas Irmãs em preparação – 2025.