Teresa de Saldanha – 108 anos da sua Páscoa

No dia 08 de janeiro de 2024, comemorou-se, em toda Congregação, os 108 anos da Páscoa da nossa querida Madre Fundadora, a Venerável Madre Teresa de Saldanha.

O dia foi vivido com muita alegria, fraternidade, comunhão e muito mais.

Houve renovação de votos de algumas junioras em Portugal, Brasil, Timor Leste, Angola e Moçambique.

Além disso, na Província Santa Cruz – Brasil, três Irmãs celebraram o seu Jubileu de Vida Consagrada:

Ir. Mª. Hosana do Nascimento – 60 anos

Ir. Mª. Isabel Coenca – 50 anos

Ir. Mª. Angélica Araújo – 25 anos

 

Na Capela da Casa Mãe, em São Domingos de Benfica, Celebrou-se a Eucaristia solene pelas 09h30, sob animação das noviças e junioras. Vindas de uma semana de retiro, na nossa Casa de Ramalhão, suas vozes soavam como vozes angélicas. Estiveram presentes a Madre Provincial e algumas Irmãs da Casa Provincial da Província Nossa Senhora do Rosário, em Portugal. Com elas veio a Postulante – Emília.

Durante esta celebração, três junioras renovaram os seus votos:

Ir. Teresa de Jesus Alves – Timorense

Ir. Irene Isalte Alberto Tamele – Moçambicana

Ir. Ana Margarida Pereira Lucas – Portuguesa.

 

Depois da Celebração Eucarística, recebemos a visita dos finalistas da creche S. José, a qual funciona sob orientação das Irmãs da Comunidade da Casa Mãe. Esses anjinhos cantaram connosco o Hino – ouvi esta história de verdade – e o Avé Maria do 13 de maio, que para eles é “a teresa de maio”, rendendo assim homenagem à Teresa de Saldanha. Entregaram como oferta, um coração com as pontas dos seus dedinhos, pintados de diferentes cores, à volta da fotografia da Teresa de Saldanha. Brincaram à vontade junto das Irmãs e estas encantaram-se com eles.

A seguir fomos ao Jazigo da Madre Teresa de Saldanha, no cemitério de Benfica. Como nos anos anteriores, aí tivemos um breve momento de oração coletiva; depois cada Irmã teve a oportunidade de entrar e fazer a sua oração pessoal junto da Urna de Teresa de Saldanha. Foi uma grande bênção! Aí nos lembramos e rezamos por todas as Irmãs espalhadas nos quatro continentes em que temos comunidades, e não só.

Enquanto lá estivemos, juntou-se a nós, uma senhora chamada Lurdes que rezou conosco. Ficou muito feliz de ter entrado e fazer a sua oração pessoal junto da urna da Madre Teresa de Saldanha. Testemunhou que já é costume para ela, no dia 08 de janeiro de cada ano, juntar-se às Irmãs e rezar com elas. E agradeceu imenso, o dom da vida e da santidade da Madre Teresa de Saldanha.

Que Deus seja louvado por todos os benefícios que tem concedido à nossa Congregação. Continuemos a suplicar a Deus, a graça que falta para se prosseguir com o processo de canonização da Venerável Madre Teresa de Saldanha.

S.G.

 

Scroll to Top