A Missão do VTS ao lado das Irmãs em Castro Daire

Entre os dias 8 e 15 de Agosto, o Voluntariado Teresa de Saldanha (VTS) esteve em Castro Daire. Este projecto nasceu da vontade do VTS de conhecer as comunidades mais afastadas dos grandes centros urbanos, perceber os seus desafios e participar dos seus trabalhos. Pretendíamos também divulgar junto da população a vida e obra da Madre Fundadora.

As Irmãs Celeste, Silvina e Madalena acolheram com entusiasmo este projecto e todos os voluntários.

Também o Pároco de Castro Daire, e a a comunidade, nos fizeram sentir em casa. Desde logo, confiaram ao VTS a elaboração das meditações da novena a Nossa Senhora da Soledade, que decorreu no período da Missão. A espiritualidade da nossa querida Teresa de Saldanha esteve em cada uma destas meditações e foi muito bem recebida por todos os paroquianos.

Durante a missão tivemos oportunidade de estar com os idosos e doentes num Lar, e  numa Unidade de Cuidados Continuados, bem como numa instituição de acolhimento para pessoas com deficiência. Realizamos actividades de animação, Celebrações da Palavra e ajudámos nas tarefas do dia a dia, conversando e incentivando as equipas que cuidam todos os dias destas pessoas.

Acompanhamos as Irmãs e algumas voluntárias da Paróquia em visitas domiciliárias aos doentes, levando a Comunhão e palavras de conforto. Tivemos também oportunidade de fazer uma acção de formação para leitores, que pretendeu realçar a importância da Liturgia da Palavra e dos seus agentes.

Sentimos que a missão valeu a pena, embora muito mais tenha ficado por fazer. Esperamos que ao longo do ano e no próximo Verão, seja possível continuar este projecto, em Castro Daire ou onde seja necessário. Continuamos a acreditar que a missão do VTS é ao lado das Irmãs, cada um com os seus dons e vocações, a fazer o Bem Sempre.

Joana Castro

 

Scroll to Top