Lisboa – Caminhada Missionária Jubilar

Realizou-se a 14 de junho de 2025, com o objetivo de fazer caminho juntos como missionários de esperança, em comunhão de oração e ajuda material a fim de socorrermos os nossos irmãos e irmãs da comunidade cristã existente em Gaza, que necessita urgentemente de ajuda humanitária. Fizemos um percurso previamente preparado com pontos definidos de paragem, para a escuta da Palavra da Escritura, da Igreja e testemunhos concretos de esperança.

1º momento – Capela do Hospital D. Estefânia, onde cantamos o hino do jubileu, escutamos a Palavra e de seguida ouvimos uma síntese da marca deixada por Santa Jacinta Marto, que deste lugar partiu para o Céu a 20 de fevereiro de 1920. Ouvimos o testemunho dado nesta área da saúde, por um jovem profissional da comunidade cigana e a forma como foi acolhido. E, com os pés a caminho, saímos a cantar um cântico de confiança no Senhor (põe tua mão na mão do meu Senhor…).

2º momento – Entramos na Capela de Nossa Senhora do Resgate e Nosso Senhor dos Perdidos. Aqui refletimos sobre os idosos. escutamos a Palavra da Escritura e do Papa Francisco. Após a reflexão sobre a presença diária dos que precisam de abrigo, cantamos um cântico a Maria Mãe de todos “Totus tuus Maria” e saímos, sempre com a cruz florida à frente, convidando-nos a viver a esperança na alegria.

3º momento – Chegamos à Capela de Nossa Senhora da Saúde – Martins Moniz – Zona de migrantes de várias religiões e culturas. A reflexão foi precisamente na linha de acolhimento a todos e a preocupação de servir alimento a quem precisa. Uma Irmã serva do Espírito Santo, deu o testemunho de serviço diário de refeições, com ajuda de voluntários, a algumas centenas de refugiados, e sem abrigo. Daí partimos rumo a Sé Catedral, o último ponto desta caminhada.

4º momento – Já diante da Sé Catedral, todos fomos convidados a tirar uma foto de grupo, depois entramos por ordem, foi-nos oferecido um saco gravada com as palavras HEROIS DA FÉ.  A nossa caminhada foi marcada por esta união íntima com os nossos irmãos que sofrem e dão a vida pela fé que professam. Caminhamos dentro da Sé até à Capela do Santíssimo Sacramento, aí permanecemos uns minutos em adoração, cantamos, rezamos e dirigimo-nos ao batistério, onde renovamos as promessas do Batismo, rezamos o Pai Nosso e a Oração do Jubileu, e recebemos a bênção final.

Todos nos sentimos em Comunhão com todos.

Ir. Rosa Catarina Figueiredo, DSCS.

Scroll to Top