De 21 de fevereiro a 15 de maio de 2024. Depois de 85 dias de estadia em terras brasileiras, a Madre Geral aterra novamente em solo Português, na manhã de hoje – 15 de maio de 2024. Já se encontra na Cúria Geral.
A Ir. Maria Clarinda Ferreira Gaspar, a Conselheira Geral que reside em Aveiro, por causa da responsabilidade pela formação das noviças do Noviciado Internacional, juntou-se às três Conselheiras que residem na Cúria Geral. Em conjunto fomos ao Aeroporto, acolher a Madre Geral, que há tanto tempo já não víamos, a não ser virtualmente.
As duas Irmãs – Teresa de Jesus Alves e Ana Margarida Lucas – que se encontram, na Casa Geral, em preparação intensiva para os Votos Perpétuos, juntaram-se às duas Irmãs mais novas que aqui encontraram, estamos a falar das Irmãs – Irene Esalte Alberto Tamele e Margarida Vilanova – e em conjunto dinamizaram a receção da Madre Geral.
As Irmãs da Comunidade da Casa Mãe não ficaram para trás: juntamente com as quatro Irmãs mais novas, esperaram a chegada da Madre, na portaria da Casa Geral. Enquanto a Madre Geral abraçava as Irmãs, ao som do batuque, viola e da canção – Que alegria, Madre chegou! Seja bem-vinda – a Ir. Maria Alice Pereira atirava pétalas de rosas, lá de cima, a partir da janela da sala da comunidade. Uma grande chuva de pétalas.
Após a cessão de acolhimento, a Madre Geral, juntamente com as Irmãs do Conselho Geral, dirigiu-se à capelinha da Cúria, e de joelhos, cantámos glória a Jesus ressuscitado, que nos tem dado luzes, e rezamos em ação de graças pela boa viagem da Madre Geral e por todos os trabalhos que realizou. Junto do Sacrário lembramo-nos de todas as Irmãs, formandas e familiares.
E o que aconteceu nesses 85 dias em terras brasileiras?
A Madre Geral visitou todas as Comunidades da Província Santa Cruz, Brasil. Percorreu distâncias – de Estado para Estado – a confirmar as Irmãs na fé e na missão, a nivel pessoal e comunitário, como é próprio de uma visita canónica. Com essa mesma missão esteve com as três Postulantes, em Amparo. Enquanto a Madre Geral esteve nesta Casa de Formação, as três formandas, apresentaram um teatro que animou todas as Irmãs que constituem a comunidade formativa. O Teatro foi sobre a Madre Fundadora, São Domingos de Gusmão e a Família Dominicana.
Nas nossas Obras, a Madre Geral esteve com as comunidades educativas. Percorreu os seguintes Estados brasileiros: Paraná (Lupionópolis e Faxinal), Minas Gerais (Borda da Mata), São Paulo (Amparo, Campinas, Limeira e São Paulo – Capital), Pernambuco (Petrolina), Piaui (Dirceu Arcoverde) e Goiás (Uruaçu). Nos primeiros 50 dias, a Madre Geral foi acompanhada pela Ir. Maria do Bomfim Lopes dos Santos – Ecónoma Geral. Depois que esta Irmã regressou a Portugal, juntamente com a Ir. Maria de Rosário Ferreira, que voltava de férias, a Madre Geral prosseguiu sozinha com as atividades.
Demos graças ao Senhor por todo o bem realizado pelas filhas da Venerável Madre Teresa de Saldanha – as Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena – e todos os que com elas colaboram, FAZENDO O BEM SEMPRE.
S.G.