Os Santos Dominicanos que me encantam!

Formação para as Fraternidades Leigas Dominicanas

As Fraternidades Leigas representam um ramo muito importante da nossa Família Dominicana, que graças a Deus tem se desenvolvido bastante por todo o mundo, em especial no Brasil. Em geral, surgem a partir de alguma comunidade religiosa de Irmãs ou Frades, que lhes dão assistência. Em sua maioria são formadas por jovens e leigos que desejam aprofundar a espiritualidade dominicana e assumir em suas vidas o nosso carisma, procurando também desenvolver uma atividade evangelizadora em comum.

Uma das mais antigas fundadas no Brasil é justamente a Fraternidade Leiga Dominicana Madre Teresa de Saldanha, de Amparo, no Estado de São Paulo, fundada pela nossa saudosa Ir. Maria das Dores Leite. Mas há outras também antigas como a de Limeira (também fundada pelas nossas Irmãs),  a de São Paulo, capital e a de Uberaba em Minas Gerais. Outras mais surgiram no interior de São Paulo, em Minas Gerais, no Rio de Janeiro, na Bahia, no Piauí, no Paraná, no Acre e no Pará. Este florescimento do carisma entre os leigos significa que a Família Dominicana está se enriquecendo e fortificando. Ao todo atualmente são 27 Fraternidades formadas e algumas outras em breve serão instauradas.

A equipe da Coordenação Nacional das Fraternidades Leigas Dominicanas por sua vez participa e incentiva a participação em atividades de integração com as de outros países da América Latina. Aqui no Brasil, já há quatro anos, proporciona encontros mensais de formação online. No passado dia 17 de junho, o 5º módulo do Projeto de Formação foi conduzido pela nossa Ir. Maria Elisa Bueno Galvão, que falou sobre “Os Santos Dominicanos que me encantam!” Um artista, um irmão cooperador, uma jovem leiga e uma Fundadora (a nossa Teresa de Saldanha). O conteúdo está disponível no canal das Fraternidades Leigas Dominicanas do YouTube.

Scroll to Top