A Província Portuguesa das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena – denominada Província Nossa Senhora do Rosário – celebrou o jubileu de 8 Irmãs, a 28 de abril de 2024.
50 anos de Vida Religiosa – Ir. Maria Luísa Valentim Barbosa, Ir. Maria Manuela de Carvalho e Sousa, Ir. Maria Rosa de Barros.
60 anos de Vida Religiosa – Ir. Maria da Encarnação M. de Freitas, Ir. Maria Alexandra Pereira, Ir. Maria Cecília Capelo, Ir. Francisca Maria dos Reis Sousa e Ir. Maria da Conceição de Jesus Santos
A celebração da Eucaristia foi presidida pelo Frei José Nunes, OP, estando presente o Frei José Manuel, OP, Provincial dos Frades Dominicanos.
Na homilia o Frei enfatizou a alegria da consagração fruto da amizade com Jesus Cristo e com os irmãos e irmãs.
Após o almoço seguiu-se um momento de convívio durante o qual cada Irmã jubilada deu o seu testemunho em dois aspetos:
- O que significa a experiência de 50, 60 anos de Vida Religiosa?
- O que tem a dizer às Irmãs mais novas?
Todas as partilhas convergiram na felicidade de ser todas de Deus – “Feliz mil vezes feliz sou eu e por tudo dou graças a Deus”.
As Irmã acentuaram que felicidade não quer dizer ter só momentos bons na vida, ser aplaudida por todos; todos os momentos, até os menos bons, inerentes à vida humana, somam na nossa felicidade.
Depois destes 50 e 60 anos de Vida Religiosa as Irmãs agradecem a Deus e à Congregação por tudo o que têm feito por elas. E desejam que as Irmãs mais novas sejam felizes na vivência da sua consagração, seguindo o exemplo da Venerável Madre Fundadora.
Acolhedora à mensagem do Amor
Teresa de Saldanha deu-se toda ao Senhor.