Um novo jeito de viver a Vida Religiosa Dominicana

Dia 20 de abril de 2024 – pelas 21h00 (hora de Portugal),  uma parcela da Família Dominicana celebrou – via online, através da plataforma Zoom – o Envio Missionário de duas Irmãs de diferentes Congregações Dominicanas e uma Leiga Dominicana. Estas três Manas Dominicanas, em representação de seus Ramos e de toda a Família Dominicana, despojadas de si mesmas e revestidas de alma missionária, com seus corações ardentes, hoje – 21 de abril de 2024 –  partem para a missão de Amazonas brasileira, mais precisamente na Prelazia de Tefé. Com a sua vida e testemunho missionário começam a escrever a história deste novo jeito de viver a Vida Religiosa Dominicana, ao constituirem uma Comunidade inter-Dominicana e Inter cultural, formada por uma Europeia, Dominicana de Santa Catarina de Sena, e duas Brasileiras – Dominicana de Monteils e uma Leiga Dominicana.

Esta Comunidade Inter Dominicana vai realizar o projeto missionário que surgiu a partir do pedido  de D. José Altevir, bispo da Prelazia de Tefé.

A prelazia de Tefé está sob a animação dos Padres Espiritanos desde 1910; o território da prelazia é de 264.675 km² e está organizada em 14 paróquias e  2 áreas missionárias; tem apenas 11 padres  diocesanos e 3 se encontram em Roma. Há 15 padres de congregações religiosas e  5 congregações religiosas femininas incluindo as  Dominicanas de Santa Madalena. Há 60 grupos indígenas, sendo alguns deles católicos.

O pedido de D. José Altevir e a concretização deste projeto missionário constituem uma resposta ao sonho do Papa Francisco (QA):

  1. O grito da terra: “Sonho com uma Amazônia que guarde zelosamente a beleza natural avassaladora que a adorna, a vida transbordante que enche seus rios e suas selvas”
  2. O grito dos pobres: “Sonho com uma Amazônia que lute pelos direitos dos mais pobres, dos povos indígenas, dos últimos, onde sua voz seja ouvida e sua dignidade promovida”.
  3. Um sonho cultural – Melhoria Educacional: “Sonho com uma Amazônia que preserve as riquezas culturais que se destacam, onde a beleza humana brilhe de formas tão diversas.”
  4. Um sonho eclesial – Voluntariado: “Sonho com comunidades cristãs capazes de se doar e encarnar na Amazônia, a ponto de dar à Igreja novos rostos com feições amazônicas”.

Essa é a realidade para a qual, em Família Dominicana, dedicamos as orações pela Amazonas durante o mês Dominicano pela Paz, em dezembro de 2023, e não só. Somos chamados a dar continuidade às nossas orações por esta missão tão importante e pelas nossas três missionárias que partem, hoje.

Na cerimónia de envio, estivemos em oline, mais de 60  conexões internacionais. Os participantes imaginam a realidade amazónica como: apelo, diversidade, solidariedade, justiça, utopia, vastidão imensa, missão, resistência, uma missão que irradia vida, esperança, compromisso e muitas bençãos etc.

Entretanto, seja qual for a nossa imaginação sobre a Amazonas, as nossas três missionárias mostraram-se completamente, decididas, entusiasmadas, corajosas e generosas para o que vier. Elas também só imaginam, não conhecem mas sabem que a missão urge, o coração está ardente e é preciso partir, estão decididas.

Antes do encerramento da cerimónica de envio, os participantes dirigiram às nossas três missionárias palavras de conforto e de encorajamento.

S.G.

Scroll to Top