Os Votos Perpétuos da Ir. Ana Margarida Pereira Lucas

01.06.2025, era uma tarde de sábado. Ela deu o seu sim livremente e do meio da assembleia percorreu o corredor central da Igreja até o altar acompanhada da mãe e do irmão. “Eis-me aqui, Senhor aqui estou, para fazer a vossa vontade”, declarou a Ir. Ana Lucas, de 39 anos, sob o testemunho de uma plateia que lotava a igreja paroquial das Caldas da Rainha, sua terra natal.

Lá, havia um pano-carpete no chão onde se prostrou, de braços em cruz, enquanto era entoada a ladainha de todos os Santos, que continha a invocação de Santos Dominicanos. Na sua entrega e doação total, a Irmã conta com a proteção e o auxílio daqueles que a precederam na fé.

No momento ápice da cerimónia, a Irmã Ana Lucas se aproximou da Madre Geral e leu a fórmula da profissão, escrita previamente pelo próprio punho. Publicamente expressou a sua entrega a Deus e a sua pertença à Congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, até à morte. Seguidamente, sobre o altar, a Irmã assinou a respetiva ata da profissão Perpétua, o documento que ratifica o ato jurídico da profissão.

De joelhos diante do altar, a Irmã recebeu a bênção solene; os Sacerdotes estenderam os braços sobre ela enquanto o presidente da celebração recitava a oração que confirmou a consagração.

A afilhada de vestido branco com bolinhas pretas entrou com a aliança.

A Madre Geral – Ir. Rosilene Linares – colocou o anel no dedo anelar direito da Ir. Ana Lucas.

De seguida foi abraçar as Irmãs da Congregação como sinal de acolhimento mútuo.

Segue a biografia daquela que hoje fez os Votos Perpétuos

A Ir. Ana Margarida Pereira Lucas nasceu a 24 de novembro de 1984 em Caldas da Rainha e foi batizada na paróquia de Nossa Senhora do Pópulo da mesma cidade, no dia 7 de Abril de 1985. Nesta paróquia recebeu os sacramentos da iniciação cristã, foi catequista, membro do grupo de jovens e ministra extraordinária da comunhão.

Em 2005, quando frequentava o curso universitário em Lisboa, manifestando o desejo de fazer voluntariado, conheceu as Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena e passou a integrar o recém-formado Voluntariado Teresa de Saldanha. Em Agosto de 2006, após a conclusão dos estudos universitários fez a sua primeira experiência missionária em Angola, na Escola Santa Maria Goretti, N’Dalatando, durante um mês. Posteriormente, iniciou a sua atividade profissional na área dos idosos, continuando integrada no voluntariado da congregação.

Em Novembro de 2012, respondendo a um apelo da congregação, deixou o seu trabalho e partiu como missionária durante um ano para Timor-Leste, onde colaborou na fundação de uma nova comunidade. Quando regressou desta experiência missionária, sentiu o chamamento à vida consagrada, começando um processo pessoal de discernimento vocacional, que culminou com o pedido de admissão à congregação em Junho de 2014. Em Setembro desse ano, iniciou o Postulantado e a 19 de Março de 2015, o noviciado, primeira etapa de formação para ser irmã, na Casa de S. José, em São Domingos de Benfica, Lisboa.

Em 8 de Janeiro de 2017, no Convento de São Domingos, Lisboa, fez a sua primeira profissão religiosa. Seguidamente, foi enviada para a sua primeira missão em Estremoz. Aqui colaborou no Lar de Santa Cruz, na pastoral paroquial e na arquidiocese de Évora, na missão de preparação das visitas pastorais do Sr. Arcebispo Emérito D. José Alves e também na equipa de pastoral vocacional. Na congregação colaborou com a equipa da pastoral juvenil e vocacional nas diferentes atividades desenvolvidas, nomeadamente no Dominismissio.

Em Setembro de 2019, aceitou o desafio de partir para uma nova missão, integrando a comunidade de Nossa Senhora da Paz, na Albânia. Colaborou na creche, na pastoral paroquial, pastoral penitenciária e também na pastoral juvenil e vocacional da arquidiocese de Tirana-Durrës.

Aberta às surpresas de Deus, em Janeiro de 2023, regressou a Portugal para ser o rosto da Congregação no Comité Organizador Local da JMJ Lisboa 2023. Integrou o Departamento de Acolhimento e Voluntariado, trabalhando na equipa do Contact Center do Apoio ao Peregrino. Dedicou-se exclusivamente a esta missão durante 7 meses, vivendo por dentro a JMJ.

Em Setembro de 2023, recebeu nova missão no Externato de S. José, em Lisboa, onde colabora em diferentes setores, sobretudo na equipa de pastoral. É também, atualmente, assistente do Voluntariado Teresa de Saldanha.

Hoje, dia 01 de junho de 2024, a Ir. Ana Margarida Lucas faz a sua consagração definitiva a Deus.

Scroll to Top