São José, o grande santo Protector

São José foi proclamado Padroeiro da Igreja Católica pelo Papa Pio IX, a 8 de dezembro de 1870, ele que tão bem exerceu a sua missão em relação a Jesus Cristo durante a sua infância e juventude. Por isso ele é o Protector dos Cristãos do mundo inteiro que formam a Igreja, este corpo do qual Cristo é a Cabeça. 19 de março é a data litúrgica em que a Igreja celebra em sua homenagem.

Nas palavras do Papa Francisco, proferidas por ocasião do início do seu Pontificado, a 19 de março de 2013, São José  é “um guardião, porque sabe escutar a Deus, deixa-se guiar por sua vontade”.

Na Congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, São José é celebrado com solenidade. A Venerável Madre Teresa de Saldanha, Fundadora da Congregação, tinha São José como confidente. Desde a infância Teresa de Saldanha rezava a São José para que a ajudasse a descobrir qual era a Vontade de Deus a seu respeito, qual a vocação a que o Senhor a chamava.

Foi no dia de São José – 19 de março de 1866 – que Teresa de Saldanha obteve autorização do Senhor Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Bento Rodrigues, para dar início à fundação da Congregação. A partir desta data ela prometeu que a primeira Casa da Congregação teria como padroeiro São José, e isso aconteceu.

Nos momentos mais difíceis da vida e da missão, Teresa de Saldanha recorria às intercessões de São José. Ela dizia: “quanto me alegra a devoção para com São José, o meu santo Protector. Sendo eu Teresa, e de Jesus, não posso deixar de considerar como pai aquele santo a quem Santa Teresa diz nunca lhe ter pedido coisa alguma que não tivesse conseguido”.

Teresa de Saldanha andava sempre com uma pequena imagem de São José consigo. E as Irmãs testemunham que quando morreu tinha essa imagem agarrada na mão. Durante muitos anos as Superioras Gerais também levavam sempre consigo essa pequena imagem, como sinal protector, recebido da própria Madre Fundadora. Atualmente, essa imagem encontra-se na Sala Museu Madre Teresa de Saldanha, ao Largo São Domingos de Benfica.

Na celebração de hoje – 19 de março de 2024 – em todas as Comunidades da Congregação esses factos foram lembrados com devoção. E, como nos outros anos, houve troca de mensagens de felicitações. Felicitações de todas a todas as Irmãs, e ,em especial, às Irmãs das comunidades SÃO JOSÉ de:   Casa Mãe em Benfica, Ramalhão e Restelo – Portugal; Limeira – Brasil, e Km9 – Angola.  Também às Irmãs que têm o nome de JOSÉ – Ir. Maria JOSÉ da Silva Sousa do Restelo -Portugal;   Ir. Maria José das Graças de Campinas e Ir. JOSEnilde de Sousa Marques de São Paulo –  Brasil; e Ir. Sónia JOSÉ Ferro de Xaixai – Moçambique. Assim como, aos nossos familiares que têm o nome de JOSÉ, entre eles o meu irmão JOSÉ C. Paulo.

Três Irmãs tiveram a graça de renovar os seus Votos – Ir. Cidália Diniz Taniquela da Comunidade Madre Teresa de Saldanha em Xai-Xai – Moçambique; Ir.  Maria Ngueleya Kandjaque da Comunidade de São Martinho de Lima em Benguela – Angola  e Ir. Madalena Ester Muaca da Comunidade Santa Joana Princesa em Aveiro – Portugal. Parabéns queridas Irmãs. Que a vós e a todas nós Deus conceda a graça da FIDELIDADE CRIATIVA.

Que São José interceda por toda humanidade.

SG

Scroll to Top